top of page
Writer's pictureMariane Gomes

Quais as diferenças entre os aparelhos auditivos?

Os aparelhos auditivos variam em diversos aspectos, como estilo, tecnologia, funcionalidade e preço. Aqui estão algumas das principais diferenças entre eles:


1. Estilos de Aparelhos Auditivos

  • Retroauricular (BTE - Behind the Ear): Fica atrás da orelha e é conectado a um fio ou tubo com um silicone ou molde que se encaixa no canal auditivo. Atende todos os graus de perda auditiva de leve à profunda dependendo do tamanho e forma que for adaptado pelo fonoaudiólogo. Em geral, oferece maior durabilidade e potência. Deste estilo o mais utilizado atualmente é que o utiliza o receptor no canal (rite, ric, minirite).

  • Intra-canal (CIC e ITC): É moldado para caber no canal auditivo da orelha. Adequado para perdas auditivas leves a moderadas, e com limitações para perdas severas. A possibilidade de indicação dependerá da avaliação auditiva e da anatomia do canal auditivo do paciente, considerando que o aparelho será confeccionado sob medida.

  • Intracanal Invisível (IIC - Invisible in Canal): É o menor tipo, inserido profundamente no canal auditivo, sendo praticamente invisível. Pelo local de adaptação e por ser tão pequeno tem muitas limitações para indicação.


2. Tecnologia

  • Processamento de Som: Os aparelhos mais avançados têm processadores que reduzem ruídos indesejados e melhoram a clareza da fala. Quanto maior o nível de dificuldade para entender a fala, maior a necessidade de um excelente processamento, variando a performance conforme o nível de tecnologia do aparelho auditivo: básica, intermediária, avançada e premium.

  • Conectividade Bluetooth: Permite que o aparelho se conecte a dispositivos como smartphones, TVs e outros gadgets, facilitando o uso no dia a dia.

  • Ajuste Automático: Atualmente a maioria dos aparelhos auditivos ajustam automaticamente o volume e o perfil sonoro conforme o ambiente, dependendo do nível de tecnologia.

  • Cancelamento de Ruído: Filtra ruídos de fundo, tornando a experiência auditiva mais confortável, especialmente em ambientes ruidosos.


3. Funcionalidades

  • Personalização: Aparelhos auditivos modernos podem ser ajustados para atender às necessidades auditivas específicas do usuário, seja manualmente ou através de aplicativos, e ajustes à distância realizados pela fonoaudióloga.

  • Recursos Especiais: Os aparelhos podem oferecer recursos ou programas para situações auditivas especiais (ex.: ambientes silenciosos, ruidosos, música, fala ao telefone).

  • Fonte de energia: Os aparelhos podem ser recarregáveis ou funcionar com pilhas descartáveis.


4. Preços

  • Custo: Os aparelhos auditivos variam muito em preço, dependendo da marca, nível de tecnologia e recursos. Modelos básicos podem ser mais acessíveis, enquanto os modelos mais avançados oferecem mais funcionalidades e ajustes personalizados, aumentando seu valor.


    Fique tranquilo para realizar a sua escolha! Durante nossa consulta esclareço todas estas e outras diferenças entre os aparelhos auditivos. De forma transparente e respeitando as necessidades e preferências do paciente escolhemos juntos o melhor aparelho auditivo para cada caso.


    Mariane Gomes|Fonoaudióloga|CRFa 6-7530


95 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page