A perda auditiva Ă© um potencial risco para demĂȘncia.
Nos Ășltimos anos pesquisas cientĂficas apontam uma associação entre perda auditiva e demĂȘncia, mas a relação exata ainda nĂŁo estĂĄ completamente esclarecida. Alguns estudos mostraram que indivĂduos com perda auditiva podem ter um risco aumentado de desenvolver demĂȘncia em comparação com aqueles com audição normal. No entanto, ainda nĂŁo estĂĄ claro se a perda auditiva Ă© uma causa direta da demĂȘncia ou se hĂĄ outros fatores.

Entre as teorias que buscam explicar a relação entre perda da audição e demĂȘncia acredita-se que a perda auditiva pode levar a uma maior sobrecarga cognitiva: uma pessoa que escuta mal necessita utilizar mais funçÔes cerebrais do que normalmente sĂŁo utilizadas por quem tem boa audição. Outra possibilidade Ă© que tanto a perda auditiva quanto a demĂȘncia compartilham fatores de risco comuns, como o prĂłprio envelhecimento, doenças cardiovasculares, diabetes.
Ă importante ressaltar que mais pesquisas sĂŁo necessĂĄrias para entender completamente a relação entre perda auditiva e demĂȘncia. E este tĂȘm sido foco dos meus estudos nos Ășltimos anos, incluindo minha dissertação de mestrado na UFMG.
O que sabemos sobre Ă©: a perda auditiva Ă© uma condição que altera e prejudica as relaçÔes sociais de uma forma geral, aumentando isolamento e risco de depressĂŁo. No entanto, a perda auditiva neurossensorial, apesar de irreversĂvel, Ă© tratĂĄvel com uso de aparelhos auditivos. O uso de aparelhos melhora a qualidade de vida da pessoa com dificuldade para ouvir e das pessoas que a cercam. Ă fundamental que as pessoas procurem ajuda profissional se estiverem enfrentando problemas de audição para melhorar sua qualidade de vida e com a possibilidade potencial de reduzir risco de demĂȘncias.
Quando tivermos novas pesquisas sobre esse tema com certeza irei abordĂĄ-las aqui. Acompanhe!
Mariane Gomes
FonoaudiĂłloga
CRFa 6-7530
ReferĂȘncia: Dawes, Piers; Munro, Kevin. Hearing Loss and Dementia: Where to From Here?. Ear & Hearing 45(3):p 529-536, May/June 2024. | DOI: 10.1097/AUD.0000000000001494