top of page
  • Writer's pictureMariane Gomes

Estudo, pesquisa e ensino

Updated: Jun 1, 2022

Ter retomado a vida acadêmica me ingressando no mestrado em Ciências Fonoaudiológicas da Universidade Federal de Minas Gerais foi sem dúvida uma decisão muito feliz profissionalmente. Estar na UFMG tem me possibilitado participar de atividades de estudo, pesquisa científica e ensino em temas relevantes e que são de grande interesse para mim, todos inseridos na área da audição, veja:


Reabilitação Auditiva

A Reabilitação Auditiva envolve todas as questões relacionadas ao processo de adaptação e uso de próteses auditivas, e habilidades auditivas que nos permitem compreender os sons que ouvimos. Pessoas que fazem uso de próteses auditivas frequentemente necessitam de sessões de acompanhamento fonoaudiológico e treinamento para aprender a utilizar as próteses adequadamente. E sessões de treinamento auditivo ajudam pessoas com dificuldades de compreender os sons que chegam pelas próteses.

No ambulatório de Saúde Auditiva (São Geraldo/HC-UFMG) o projeto de extensão GRAO (Grupo de Orientação e Aconselhamento a Usuários de Próteses Auditivos) oferece esse apoio aos pacientes adultos e idosos adaptados com próteses auditivas com sessões em grupo, ações de educação sobre saúde auditiva e elaboração de materiais educativos. Participando do GRAO tenho acompanhado alunos da graduação em fonoaudiologia no desenvolvimento das atividades.


Telefonoaudiologia

O uso da telefonoaudiologia no aconselhamento de usuários de aparelhos auditivos é uma modalidade que tenho utilizado na prática clínica, e é foco de minha pesquisa de mestrado.

A telefonoaudiologia possibilita que os pacientes tenham acesso ao atendimento fonoaudiológico, custos com deslocamento, e de forma personalizada no conforto de casa.

Na pesquisa do mestrado, que está em andamento, estou avaliando os resultados de um programa de acompanhamento remoto para usuários iniciantes de aparelhos auditivos e seus resultados na percepção de fala.


Cognição e audição

A nossa audição envolve processos que acontecem em nossos ouvidos e também em nosso cérebro. Dar significado dos sons, diferenciar e entender a fala são funções cognitivas cerebrais.

No ambulatório de Neurocognição do HC-UFMG estamos iniciando um núcleo de pesquisa que busca compreender melhor as funções cognitivas da audição e efeitos da reabilitação auditiva para adultos e idosos.




26 views0 comments

Rua dos Otoni, 909, Sl 1201 - Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG​

© 2021. Orgulhosamente criado no agenciavetta.com.br

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
bottom of page