top of page
  • Writer's pictureMariane Gomes

Como tratar zumbido no ouvido?

Veja o que é, possíveis causas e como é o tratamento para zumbido no ouvido utilizando aparelhos auditivos.

O zumbido não é uma doença e sim um sintoma de alguma alteração de saúde. Para definirmos o melhor tratamento para zumbido é preciso investigarmos qual ou quais alterações de saúde estão provocando o incomodo e então tratá-las para acabar ou aliviar o irritante barulho no ouvido.


Zumbido, também conhecido por Tinnitus, pode ser definido como a percepção de sons na ausência de estímulo sonoro externo. A característica desse som pode variar bastante, podendo ser percebido como um som de apito, de chiado como panela de pressão, cachoeira, grilo, cigarra, abelha, estalos, cliques. Podem ser percebidos quando a pessoa está em um ambiente silencioso ou o tempo todo. Pessoas podem perceber o zumbido mais intenso à noite pelo fato do ambiente na hora de dormir estar em silêncio.


Para investigação da causa e proposta de tratamento é essencial avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo especialista. Na grande maioria dos casos o zumbido está relacionado a problemas da audição como perda auditiva induzida por ruído, trauma acústico, perda auditiva causada pelo envelhecimento natural, infecções de ouvido (otites), obstrução por cera no canal do ouvido. Atualmente também temos relatos de casos de surgimento ou agravamento de perda auditiva e zumbido após infecção por Covid-19.


O zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva, porém existem outras causas para a percepção do zumbido que não estão relacionadas diretamente à audição: disfunção na articulação da mandíbula, diabetes, alterações cardiovasculares como hipertensão e arteriosclerose, alterações hormonais, doenças neurológicas, distúrbios psiquiátricos, reações à medicamentos, alterações musculares na região da cabeça e pescoço, estresse, dieta inadequada. Por isso a avaliação de outros profissionais de saúde pode ser importante na proposta de tratamento multidisciplinar.


Tratamento do zumbido com uso de aparelho auditivo


Muitas pessoas percebem zumbido no ouvido, mas não se incomodam.

Na maioria dos casos em que há incomodo o zumbido está associado à perda auditiva. As pesquisas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre o mecanismo de ocorrência do zumbido. A hipótese é que o zumbido acontece por uma tentativa de adaptação do cérebro à falta da audição completa.

A falta da informação sonora causada pela perda auditiva faz com que a pessoa mantenha um foco maior no zumbido, ampliando sua percepção e consequentemente o incomodo, gerando um impacto negativo na qualidade de vida.


O uso do aparelho auditivo (AASI) para tratar a perda de audição também trata o zumbido, porque melhora a percepção dos sons do ambiente e das conversas, atraindo a atenção da pessoa para sons com significados positivos e diminuindo o foco no zumbido. Quanto melhor a pessoa escuta, menos perceptível se torna o zumbido.

O aparelho auditivo pode, além de atuar melhorando a percepção dos sons do ambiente, oferecer programação específica para tratamento de zumbido. Existem aparelhos auditivos que adicionam sons relaxantes, selecionados de acordo com as necessidades e preferências da pessoa que irá utilizar. A marca de aparelhos auditivos Oticon oferece nos modelos Opn S e Siya minirite o programa Tinnitus SoundSupport com sons de alívio para o zumbido que podem ser programados pelo fonoaudiólogo e controlados pelo usuário do aparelho por aplicativo próprio e gratuito.


A chamada Terapia Sonora tem como objetivo tirar o zumbido do foco de atenção principal, trazendo outros sons que podem ter um significado positivo para a pessoa.


Entre em contato para saber mais sobre avaliação e tratamento para zumbido no ouvido.


Mariane Gomes

Fonoaudióloga

CRFa 6-7530


33,429 views0 comments

Recent Posts

See All

Rua dos Otoni, 909, Sl 1201 - Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG​

© 2021. Orgulhosamente criado no agenciavetta.com.br

  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
bottom of page