O fonoaudiólogo está presente para te ajudar em todas as etapas do uso de aparelhos auditivos. Desde a realização de exames que detectam a perda de audição até o uso efetivo do aparelho auditivo o fonoaudiólogo estará lado a lado do paciente. Por isso é super importante que uma boa relação seja estabelecida entre o profissional e paciente.
Veja como o fonoaudiólogo atua no processo de tratamento da perda auditiva com uso de aparelhos auditivos:
Avalia
Juntamente com a avaliação médica, o fonoaudiólogo irá realizar os exames auditivos. Os exames de emissões otoacústicas, audiometria, imitanciometria, peate só podem ser realizados por profissionais médicos ou fonoaudiólogos. São exames solicitados para o diagnóstico da surdez.
Seleciona
Sendo detectada a perda de audição e prescrito o tratamento com o uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI, nome técnico para aparelho auditivo) o fonoaudiólogo irá analisar as características da perda auditiva, examinar o ouvido, analisar e conversar com o paciente sobre suas necessidades e estilo de vida para seleção e escolha do modelo de aparelho.
Adapta
O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para realizar todas as adaptações necessárias noAASI para o uso do paciente. O fonoaudiólogo verifica e valida os primeiros resultados com uso de aparelhos auditivos.
Nessa etapa o teste com aparelhos auditivos pode ser realizado.
São realizadas orientações, adaptações físicas nas peças do aparelho auditivos, adaptações sonoras com os ajustes e programações realizadas pelo computador, que atualmente podem até ser realizadas de forma remota, por teleconsulta, conforme cada caso.
O fonoaudiólogo realiza a venda dos aparelhos auditivos após a primeira adaptação e teste domiciliar. Aqui na clínica eu mesma me encarrego da negociação na venda dos aparelhos auditivos. Conhecendo os custos, possibilidades e necessidades no tratamento do paciente o processo de venda flui de forma transparente e bem tranquila por aqui.
Acompanha
A relação do fonoaudiólogo com os pacientes que passam pela reabilitação auditiva é de longo prazo, considerando que é preciso avaliar a audição e os aparelhos regularmente para melhor aproveitamento do investimento na saúde auditiva. Periodicamente novos ajustes podem ser realizados e podemos explorar todos os recursos que os aparelhos auditivos oferecem.
As orientações que o profissional lhe passa também são extremamente importantes, pois em casa a rotina de cuidados com o aparelho auditivo é realizada pelo próprio paciente e seus familiares.
Treinamento Auditivo
No Treinamento Auditivo são propostos exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, utilizando a neuroplasticidade do cérebro para melhorar a capacidade de compreensão dos sons. Conforme cada caso o fonoaudiólogo pode elaborar um plano de treinamento para o paciente.
Quanto mais tempo passa entre o diagnóstico de perda e o uso do aparelho auditivo maiores são as chances da pessoa necessitar do treinamento auditivo para compreender melhor os sons, mesmo com o uso de próteses auditivas.
Contar com o apoio de um fonoaudiólogo de confiança para orientação facilita bastante o dia a dia, pois ele será sempre seu parceiro na adaptação e uso dos aparelhos auditivos.
Mariane Gomes
Fonoaudióloga
CRFa 6-7530
Comments