• Writer's pictureMariane Gomes

Causas de zumbido no ouvido

O zumbido é um sintoma que pode ter como causa variados comprometimentos de saúde, por isso para identificar a causa é necessária avaliação profissional criteriosa. Com o tratamento focado na causa do zumbido as chances de sucesso são maiores.

A maioria dos casos de zumbido está relacionada a problemas auditivos como perda auditiva induzida por ruído, trauma acústico, perda auditiva pelo envelhecimento natural (presbiacusia), síndrome de menière, otosclerose, infecções de ouvido (otites) e até mesmo obstrução por cera no canal do ouvido. O zumbido pode ser o primeiro sinal de perda auditiva.

Alterações musculoesqueléticas nas regiões de face e/ou cabeça, pescoço, ombros e escápula podem causar zumbido. O estímulo gerado por tensões nestas regiões pode ser interpretado pelo cérebro como zumbido devido a proximidade dessas estruturas das vias auditivas centrais.

Outros problemas que afetam a saúde geral da pessoa também podem causar zumbido, como: diabetes, hipertensão, arteriosclerose, alterações hormonais, doenças neurológicas, distúrbios psiquiátricos. Depressão e ansiedade podem agravar a percepção do zumbido. E existem ainda os casos em que zumbido não possui causa conhecida.

Considerando as múltiplas questões de saúde que podem estar associadas à percepção do zumbido no ouvido, é necessário muitas vezes que a pessoa necessite se consultar com mais de um profissional de saúde, além da essencial avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo que atua na área.

O tratamento do zumbido focado na causa tem maiores chances de sucesso, trazendo alívio e melhor qualidade de vida para as as pessoas. Ainda que a cura do zumbido não seja alcançada por alguns, os tratamentos também possibilitam que a pessoa saiba como lidar com o zumbido quando ele é percebido.

Mariane Gomes

Fonoaudióloga