"Ah, ele(a) só escuta quando quer."
"A audição dele(a) é seletiva"
Bastante comum relatos como estes sobre pessoas com perda auditiva. Mas que na maioria das situações não refletem a realidade. A surdez vem carregada de pré-julgamentos desse tipo, recebidos por familiares, pessoas próximas.
Mas não. A pessoa que tem algum grau de perda auditiva não escuta só quando quer.
O que acontece é que em muitos casos há uma perda da capacidade de ouvir sons específicos, enquanto outros sons a pessoa ainda escuta bem. Isso prejudica o entendimento do fala como um todo. É daí que vem a queixa: "Eu escuto, mas não entendo".
Se o ambiente tiver ruído ou outra pessoa falando ao mesmo tempo essa dificuldade para entender aumenta ainda mais.
Então, como facilitar o entendimento da fala?
Procure ambientes silenciosos para conversar. Se o ambiente for ruidoso fale de frente e uma pessoa fala por vez. Isso facilita o processamento do som pelo cérebro.
E claro, se a pessoa tem indicação para uso de aparelhos auditivos ela deve utilizá-los todos os dias. O aparelho auditivo tem o papel de completar a informação sonora que falta em decorrência da perda auditiva, melhorando também a qualidade do som dependendo da tecnologia que possui. Porém, ainda com uso de aparelho auditivo, podem ser necessárias mais atitudes que facilitem a comunicação, dependendo do nível de comprometimento da perda auditiva ou da situação. Por exemplo, com o uso de máscara fale frases mais curtas e bem articuladas e, se a pessoa pedir, repita o que foi dito com a voz um pouco mais forte.
Outra fator que facilita a compreensão auditiva é o assunto da conversa ser do conhecimento prévio de quem tem a perda auditiva. Quando o assunto é recorrente as palavras são facilmente reconhecidas, pois a memória auditiva está bem consolidada.
Quando o assunto for mais complexo siga as dicas que facilitam o entendimento de fala.
Na dúvida sobre o que fazer sempre pergunte a pessoa que tem perda auditiva como você pode contribuir para a comunicação aconteça de forma tranquila. Busque também orientação de um fonoaudiólogo sobre outras estratégias personalizadas que podem ser utilizadas.
Mariane Gomes
Fonoaudióloga
CRFa 6-7530