• Writer's pictureMariane Gomes

Audição e covid

Updated: Feb 6, 2022

Existe relação entre covid, perda de audição e zumbido?

No consultório tenho recebido relatos de surgimento ou piora da perda auditiva e ocorrência ou piora na percepção de zumbido no ouvido após infecção por Covid-19. Outros colegas que atuam na área de saúde auditiva relatam o mesmo.

Vários estudos científicos vêm buscando compreender a relação do Covid com os sintomas auditivos relatados pelos pacientes. Já é sabido que outras infecções virais podem causar perda auditiva, entre elas sarampo, rubéola, citomegalovírus. Mas e com Covid?!

A infecção causada pelo coronavírus varia bastante em sua manifestação, ocorrendo desde forma assintomática à apresentar sintomas graves, podendo ser fatal. O Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (NICE) estabeleceu um conjunto de definições para três fases de sinais e sintomas no Covid:

Fase I: aguda, persistindo por até 4 semanas;

Fase II: em curso, de 4 a 12 semanas;

Fase III: síndrome pós-COVID, continuando por mais de 12 semanas.

As duas últimas fases (II e III) têm sido agrupadas e referidas como “COVID longo”. De acordo com o NICE, os sintomas comuns de COVID longo incluem: zumbido, dor de ouvido e tontura.

Há grande quantidade de relatos de casos de sintomas auditivos associados ao COVID-19, porém ainda estão escassos estudos de comparação com casos controles para melhor qualidade das pesquisas.

Diante de uma doença com grande variabilidade de sintomas a perda de audição e zumbido podem passar desapercebidos. Por isso ao surgimento de qualquer sintoma auditivo é importante que o otorrinolaringologista e fonoaudiólogo sejam consultados para avaliação e intervenção adequada em tempo hábil.

Além disso, temos disponíveis atualmente vacinas que previnem de forma expressiva os casos graves e diminuem a propagação da doença, prevenindo também perdas auditivas que poderiam ser causadas pelo Covid.

Vamos seguir cuidando uns dos outros.

Mariane Gomes

Fonoaudióloga

CRFa 6-7530

Referência:

Ibrahim Almufarrij & Kevin J. Munro (2021) One year on: an updated systematic review of SARS-CoV-2, COVID-19 and audio-vestibular symptoms, International Journal of Audiology, DOI: 10.1080/14992027.2021.1896793

244 views0 comments