top of page
Writer's pictureMariane Gomes

A audição e o cérebro

Você sabia quem compreende o som é o cérebro e não os ouvidos?!


Os nossos ouvidos desempenham o importante papel de receber e encaminhar o som, mas é o seu cérebro que realmente o compreende.



1: O cérebro faz uma varredura constante do ambiente ao seu redor para criar uma visão geral completa da cena sonora.


2: Depois ajuda a selecionar quais sons escutar e a quais sons alternar a atenção - enquanto os sons irrelevantes são filtrados. A partir daqui, o som é usado por outros centros cerebrais, incluindo memória e emoções. O’Sullivan et al. (2019) & Puvvada et al. (2017)


A boa audição ajuda o cérebro a permanecer saudável a vida toda - e auxilia a evitar muitos outros problemas de saúde como depressão, demência e alterações no equilíbrio do corpo. Quando o cérebro não recebe as informações sonoras necessárias, por causa da perda auditiva, fica mais difícil de entender o que as pessoas estão dizendo e o que está acontecendo ao seu redor. Por isso tratar a perda de audição com o uso de aparelho auditivo é tão importante. Como a audição é um processo mental, a perda auditiva não tratada ou com tratamento inadequado pode levar à consequências negativas para o seu cérebro.


O cérebro trabalha para compreendermos e utilizarmos os sons que recebemos pelos ouvidos, de maneira eficiente e efetiva. A perda auditiva faz com que a informação sonora não chegue ou chegue de forma incompleta ao cérebro, impossibilitando ou dificultando o processamento auditivo central. A intervenção precoce no tratamento de perda auditiva deve ser realizada sempre que possível, pois a privação sensorial gerada pela surdez pode comprometer o desenvolvimento e conservação das habilidades auditivas, trazendo maiores limitações ao tratamento quando realizado tardiamente.

O primeiro passo a ser dado é realizar uma avaliação auditiva e, sendo identificada a perda auditiva, obter tratamento adequado.


Aparelhos auditivos podem ser grandes aliados para manter o cérebro ativo


O uso de aparelho auditivo diminui o esforço que o cérebro da pessoa com perda auditiva precisa realizar para compreender a fala.

Os aparelhos auditivos Oticon, utilizam a exclusiva tecnologia BrainHearing ("Audição Cerebral") para oferecer acesso à todos os sons com qualidade, dando suporte para que você escute e compreenda. Conheça os modelos aparelhos auditivos Oticon aqui.


Mariane Gomes

Fonoaudióloga

CRFa 6-753


Fonte: https://www.oticon.com.br/hearing-aid-users/hearing-loss/understand-hearing-loss/how-hearing-works

423 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page